sábado, fevereiro 12, 2005

"Amor e Mentiras"

Não resisti! Eu ainda tentei seguir em frente mas acabei por voltar atrás. Era mais forte que eu! Mal o vi na estante desejei-o e depois, de saber o preço, um sentimento de necessidade de possuir aquele objecto tomou conta de mim. Lá tive que o trazer comigo. E desta forma hoje aumentei a minha pequena colecção de livros sobre a guerra dos sexos.

É fantástico o facto de que apesar dos homens e das mulheres pertencerem à mesma raça conseguirem interpretar a mesma situação de forma tão diferente e mais interessante ainda é tentarmos definir os géneros com base na sua psicologia. Estes, juntamente com a minha necessidade de me compreender a mim próprio, são os temas que fazem de mim um apaixonado pela psicologia dos géneros. Vou aproveitar para vos deixar uma das minhas citações preferidas e assim espero vos ilustrara complexidade do ser humano enquanto homem (com h pequeno) ou mulher:

“J.Money sublinhou que é mais fácil «fazer» uma mulher do que um homem. […] Já em 1959, a psicóloga americana Ruth Hartley concluía que o rapazinho se define, antes de mais, negativamente: «Os machos aprendem geralmente o que não devem ser para serem masculinos, antes de aprenderem o que podem ser…Muitos rapazes definem, simplesmente, a masculinidade, como o que não é feminino» […] Por três vezes, para afirmar a sua identidade masculina, terá de se convencer e de convencer os outros que não é mulher, nem um bebé, nem um homossexual.”

In: Badinter, Elisabeth – XY A identidade Masculina – Edições Asa

“XY A identidade Masculina” é, sem dúvida, o meu preferido nesta colecção. Afinal como podemos compreender o sexo oposto, se não nos compreendemos a nós próprios, aptoveitando as palavras da autora:

“«Durante longos anos, tinha para im que a mulher era o mistério absoluto. Hoje, é a mim, enquanto homem, que tenho dificuldade em compreender... Creio que posso compreender para que serve uma mulher, mas um home, para que serve ele em vigor? O que significa: Eu sou homem?»”

In: Badinter, Elisabeth – XY A identidade Masculina – Edições Asa

E a nova aquisição será a minha próxima leitura! Tenho a expectativa que seja uma obra: leve, interessante, divertida e perspicaz. Mas de qualquer forma quando acabar a sua leitura de certo publicarei um post com as minhas opiniões. Entretanto deixo-vos um excerto da contracapa:

“AMOR E MENTIRAS é o primeiro título de uma colecção com o mesmo nome que, brincando com as características mais típicas do homem e da mulher do século. XXI, pretende fazer-nos reflectir um pouco sobre os nossos sentimentos, atitudes e opções de vida.”

In: Mckinley, Deborah – Amor e Mentiras – Prefácio


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo!
Gostei muito de ler o teu Blogspot, escreves os textos e é muita espectacular e excelente! Sentes muito espirito para comentário de textos. Muitas Parabéns! Fico muito feliz por ti. és boa pessoa, muito simpatico, divertida... és meu bom amigo madeirense. Abracitos.

Anónimo disse...

Olá amigo!
Gostei muito de ler o teu Blogspot, escreves os textos e é muita espectacular e excelente! Sentes muito espirito para comentário de textos. Muitas Parabéns! Fico muito feliz por ti. és boa pessoa, muito simpatico, divertida... és meu bom amigo madeirense. Abracitos de amigo Filipe (surdo)