terça-feira, agosto 02, 2005

“Boa noite. Estás a falar com Manuel Mendonça. Como estás?”

Depois de alguns meses sem dar sinal de vida, aqui estou eu a publicar um novo post. Antes de começar a falar-vos da minha nova actividade gostaria de justificar a razão da minha ausência mas, na verdade, a mesma deveu-se a uma combinação de tantos factores que nem eu vos sei explicar. No entanto e para todos os que visitaram o meu blog, à procura de novidades, o meu mais sincero pedido de desculpas e prometo não me voltar a ausentar durante tanto tempo.

Em relação a novidades, tenho a dizer-vos que iniciei recentemente (deste à três semanas) uma nova actividade na minha vida, tornei-me um assistente de um call center. As vantagens deste trabalho passam por ter um horário muito bom, não ganharmos mal e conhecermos pessoas novas. Inicialmente pensei que o maior obstáculo que ia encontrar passava pelo meu papel no diálogo, isto é, tinha que deixar de ser o elemento passivo do diálogo e tornar-me no elemento condutor. Mas mais recentemente descobri que com este trabalho vou ter que me tornar objectivo, ou seja, tenho que perder a hábito de estar com rodeios a fugir do cerne dos assuntos com medo de magoar as pessoas, ou simplesmente errar.

Como qualquer novato, assumi o meu novo cargo com muita arrogância e utopia, mas não foi preciso muito tempo para levar a minha primeira lição e reaprender a ser humilde.

Quando concorri para o emprego pensei: “ Sou um engenheiro! Caraças, não acredito que ser operador de call center possa ser assim tão complicado.”. Durante a formação adquiri todos os conhecimentos técnicos para pesquisar a metodologia de resolução de um problema. Mas no entanto durante estas semanas aprendi que não serve de nada ter o conhecimento se não soubermos compreender as perguntas que nos colocam e se não soubermos como responder de forma à outra pessoa compreender.

Sem comentários: